Um ano em 365 imagens

Quem circula com certa freqüência pelo Flickr já deve ter percebido que o número de usuários aderindo ao chamado 365 cresce a cada dia. Mais do que um modismo, o 365 também serve como um incentivo para muita gente que gosta de fotografia, pondo a persistência e criatividade de cada um à prova.

Foto nº 296/365, de Maciek Lesniak


> MAS O QUE É 365, AFINAL?

Eu já falei por aqui sobre o blog
1000 imagens, cujo objetivo é a publicação de 1000 fotos - uma por dia. A idéia do 365 é similar a essa: simples, porém desafiadora: uma fotografia para cada dia do ano. Ao mesmo tempo em que você define uma meta a ser atingida, também estará estimulando sua criatividade - afinal, não é nada fácil conseguir uma fotografia interessante a cada dia.

As fotos da polonesa Anna Szczekutowicz ganharam
fama no Flickr devido à originalidade e a seu caráter intimista


Para quem encara a fotografia como algo sério (como uma carreira a seguir e daí tirar seu sustento no futuro), o 365 pode ser uma excelente oportunidade. Muita gente ganhou fama e popularidade devido às fotos originais publicadas em seus 365.


> CRIANDO O SEU 365


Se você está em dúvida sobre qual estilo de fotografia mais lhe atrai, um 365 pode lhe ajudar de maneira muito natural. Existem diferentes tipos de 365: alguns dedicados à fotografia de rua, outros a landscapes, outros a retratos ou auto-retratos... mas é claro que você não precisa restringir seu 365 a um estilo específico: proponha-se o desafio de postar uma foto por dia, qualquer uma; aos poucos, você começará a perceber qual estilo mais lhe atrai, irá se sentir mais à vontade com ele e, portanto, seu 365 tomará esse rumo naturalmente.


Podemos observar isso no perfil do
Roni Gomes, leitor aqui do blog. Ele começou o 365 no início deste ano, está seguindo firme o desafio de postar uma foto por dia e muitas das imagens são em preto e branco - eu já havia dito a ele que suas imagens nesse estilo são muito boas, embora as outras também não deixem a desejar.

Foto nº 8/365, de Roni Gomes

Você pode também acrescentar ao 365 os detalhes que quiser para dar seu toque pessoal. Vale dar uma descrição detalhada do processo de produção da foto, postar trechos de autores que você admira ou ainda transformá-lo numa espécie de mini-diário, para ter uma recordação mais viva daquela data.


> GRUPOS


Não faltam no Flickr grupos onde você pode ver fotos de outros usuários e divulgar as suas. Abaixo, alguns dos maiores e mais famosos:


Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

12 Comments:

Daniela disse...

Oi

Eu tenho muita vontade de partiipar do projeto,mas minha câmera está com problemas sérios e reisa ser trocada urgentemente. Assim que o fizer, traterei de adentrar no projeto!

Elaine França disse...

olá, adoreiiiiiiiiii seu blog e te convido a conhecer o meu tb!!!

p.s. ADOREI AS FOTOS TB!!!
bjoo
boa semana!!!

Anônimo disse...

ola

seu blog é muito bom, parabéns pela dedicação e pelos excelentes artigos aqui publicados!

forte abraço,
Carlos Villa

Anônimo disse...

Gostaria muito de participar desse evento, mas no momento não tenho essa capacidade toda, preciso melhorar muito ainda.

Abraços! Ellen, como sempre ótimas dicas

Uelton Gomes

another db disse...

Ora, Uelton, o 365 também serve para incentivar quem tem interesse por fotografia, mas pouca prática; só que é preciso muita organização e força de vontade para criar um 365 e seguir à risca durante um ano inteiro...

Michelli disse...

jah tive vontade de participar..
tambéém do project Love..
mas minha net não é lá essas coisas, e minha camera vive dando problema..
mas acompanho o flickr de pessoas que fazem parte do 365, acho o máximo *-*
o povo esbanja criatividade!

Nessa disse...

600 anos depois...atualizei o blog! Mas dessa vez não tem nada de fotografia...rsrs

Bjosss!

Anônimo disse...

Tem um fotógrafo paulista excelente, chamado Van Gus, que faz o projeto 365... o site dele é www.vangusphotoart.com

Roni Gomes disse...

Ah Ellen, valeu pela divulgação desse projeto!
É uma idéia muito boa, mesmo às vezes eu quase desistindo ... ainda mais agora que eu estou sem minha câmera. Estou tendo que fazer as fotos com meu celular e a qualidade não é boa. Mas vale a pena continuar com o projeto! Incentivo muito a fazerem! Eu estou aproveitando e descrevendo o dia nas fotos, uma espécie de fotoblog. Enfim, espero conseguir chegar ao objetivo final: as 365 fotos!

another db disse...

Espero que você não desista, Roni, seu projeto está ficando muito bom (=

Carol disse...

Adorei Ellen!
Fiz um blog pra começar a postar as fotos!!!
Valeu

http://floresecoracoes.blogspot.com/

another db disse...

Adorei sua primeira foto, Carol! Vou esperar pra ver o que mais vem pela frente ;)